terça-feira, 12 de abril de 2016

SOUL DUSAMBA. A BANDA DO MOMENTO

Se tem uma banda do MédioPiracicaba que merece o sucesso que vem conquistando é a SOUL DU SAMBA. Já começa pela escolha do nome, bonito e sonoro. Parece nome de banda consagrada. Isso ajuda. Mas não é só isso. Também teve a sorte de reunir artistas experientes, bons músicos com alma pop, que se harmonizaram muito bem e tocam com extremo prazer. Pra completar, a turma é boa de marketing e invade as redes sociais, lança produtos o tempo inteiro, seja cds, seja singles, seja DVDS. Não é a toa que é no momento a banda mais profissa da região, a que tem mais mercado, cujos shows cabem tanto em boates como em exposições agropecuárias, carnavais, uma banda que casa com tudo, que segue tocando com tesão e espirito de brincadeira. Conversei com MARCO AURÉLIO, cantor e um dos idealizadores do Soul Du Samba. Na entrevista, um verdadeiro raio X na carreira da banda. Então vamos à entrevista...
1)     O Soul do Samba juntou músicos de dois grupos de reconhecida qualidade: a banda de Rock Infocus e a banda de samba VEM SAMBÁ. O Soul do Samba mistura Rock com samba, mas o nome remete à alma do samba. Qual o percentual de rock e o percentual de samba da banda?
O nome é sempre algo muito difícil em uma banda ne rsrsrs? Queríamos um nome que mostrasse esta junção de dois estilos e também que mostrasse um pouco de onde cada grupo veio. Daí nasceu o Soul Du Samba. Remete um pouco ao rock com pitadas de black music que faziamos e o samba dos novinhos (apelido que a parte sambista da banda leva porque realmente são muito mais novos que os velhos do rock rsrsrs)...Acredito que seja  50% samba 50% rock e isto você percebe claramente nos shows.
2)      No passado existiram artistas que fizeram uma interessante fusão de samba com rock, um estilo que ficou conhecido como Samba Rock. A primeira vez que ouvi algo no gênero foi com Lee Jackson, que misturava riffs clássicos do rock com baterias de samba. Teve ainda o Trio Mocotó, outro precursor. Depois teve Jorge Ben Jor, que levou a guitarra pro samba. Hoje em dia talvez o maior representante do gênero seja o "Seu Jorge". O Sambô também faz um trabalho de fusão. E o Soul du Samba? Como vocês se enxergam nesse contexto? Quais o diferenciais da banda?
Marcos, eu acredito que o nosso diferencial, que chamou tanta atenção no inicio foi misturar riffs de guitarra , distorção e sintetizadores no samba . Isso fez com que as pessoas olhassem pra gente naquele momento.Todos os artistas citados acima tiveram um papel muito importante para o samba rock no brasil. Preciso citar que realmente eu não conhecia o Lee Jackson e quando li sua pergunta corri ao youtube para me salvar rsrs.. o soul du samba deve muito a este cara mesmo sem a gente ter se conhecido rsrsrs. (todos temos influências).
3)     Lembro-me de quando o Marco estava com a ideia de criar uma banda que juntasse a força do rock com o swing do samba. O rockbrasil já passava por uma fase de decadência e o Marco tinha essa urgência em experimentar algo novo e sair da mesmice. E aí? Valeu à pena?
Eu realmente vinha tocando com a Banda Infocus a 15 anos ininterruptos e a cada dia que se passava sentia vontade de fazer algo diferente. O mercado na ocasião estava isso péssimo e aquilo estava dando com um desanimo musical enorme. Cheguei a pensar em parar, pois ja tinha tentado de tudo e não aguentava dar mais murros em ponta de faca.Foi quando Thiago, guitarrista do Infocus e o Arthur, ex "Vem sambar" junto ao produtor Jader tiveram essa ideia. O sambô estava começando a aparecer tocando rock em forma de samba e dai o Jader disse: - poxa, esses caras são bons mas não são rockeiros rsrs. Vcs já pensaram em fazer algo assim, mas colocando pitadas de rock que é o que vocês sabem fazer? Ai respondemos: - mas nós são somos sambistas rsrsrs. AÍ ele retrucou: - arrumem alguns....kkkkk. Pronto! Ele colocou a minhoca em nossa cabeça. Como bom rockeiro tive um pouco de medo, mas fui vencido pelos meus amigos. Dali a achar o resto da turma durou alguns meses, algumas reuniões e eu sempre achando que aquilo não ia sair do papel. Em Out de 2012 fizemos o primeiro ensaio e no dia 5 de jan fizemos o nosso show de estreia onde apostamos tudo, até nossa dignidade kkkk...pois a unica certeza que tínhamos é que a provação do povo seria 8 ou 80. Graças a Deus aquele dia entrou pra história da banda e dali em diante o trem não parou mais...
4)     Essa ousadia levou vocês bem longe. Quantos shows fizeram e em quantas cidades. Quais os shows mais importantes?
O ano da estreia 2013 foram cerca de 120 shows. Aquele ano mudaria nossas vidas kkk. Depois disso paramos de contar a quantidade de shows. Foram tantos shows importantes. acredito que o primeiro seja o que mais mexeu com o intimo de todos, porque como era uma aposta e não tínhamos a minima ideia se o público ia gostar ou não...se o show iria funcionar. Além disso usamos na publicidade uma foto nossa que só mostrava a sombra lkkkkkk. Era algo do tipo, vem ai a mais nova banda de samba rock da cidade e uma foto só com nossa sombra pra criar curiosidade na galera...kkkkkkk. Foi uma loucura porque alguns amigos sabiam da junção das bandas ai começaram burburinhos na cidade: -Nohh! Fiquei sabendo que a Infocus acabou e juntou com um grupo de pagode . Noh! Fulano arthur agora vai tocar rock, marquinhos vai cantar samba kkkkkk... Com este burburinho aguçou a curiosidade da galera e a fila da estréia virava quarterão no dia do show.... Foi Inesquecível... Depois acredito que a gravaçao do 1 cd e dvd que foi 3 meses depois deste primeiro show foi algo super emocionante, eu  ja subi no palco chorando e continuei ali engasgado por mais umas 3 musicas...kkkkk. Abrimos muitos shows legais como o próprio sambô , mas nada se comparado a gravação do primeiro e segundo cd e o lançamento dos mesmos. ahhhh ja ia me esquecendo...Nossa passagem pelos bastidores do Super Star foi mágico. Recebemos a ligaçao: - Alo, vcs são do soul du samba ?- Sim . - Aqui é do Super Star da Globo e vcs foram selecionados para a audição. A moça ficou falando tempos e Thiago calado sem falar nada.. Ela desligou e ele teve que ficar ligando pro mundo pra ver se não era trote rsrsrsrs...Acabamos não entrando, más foi uma emoção diferente.
5)     Como vocês elaboram os roteiros dos shows de vocês? Como é a escolha das músicas?
Marcos, a primeira Turnê foi algo muito instantâneo. Estávamos nos redescobrindo .A gente aprendendo a tocar samba e a galera do samba aprendendo a tocar rock. Tinha muito do set list da Infocus ali, até porque ja sabíamos o que no show iria funcionar e ai era só colocar o samba na parada. Não tínhamos muito tempo, porque o começamos a ensaiar em out 2012 e o Jader marcou o primeiro show pro dia 05 de Jan de 2013. Me lembro que na semana do show vimos que o show inteiro não rolaria por causa do tempo e decidimos dividir o show. Ele começaria samba rock no meio pararíamos e tocarianos 4 rocks pra mostrar o que faziamos antes e depois 4 sambas pra mostrar o que os meninos faziam antes da banda e terminaria o show voltando o samba rock. Isto deu tao certo que fizemos este show o ano todo ..os 120 shows kkkkk.... O mais legal disto tudo que hoje usamos o rock e o samba nos carnavais que fazemos tb e além disto temos um projeto de samba de roda que começou a pouco tempo todo domingo na castelo branco que se deve muito a este sambinha da primeira turnê.  Este samba tem dado uma média de 600 a 800 pessoas todo domingo... Esta segunda Turnê que é o nosso segundo cd/dvd , estamos na  metade dela ja foi algo com mais tempo pra planejar, samplear elementos que não tinhamos na banda, pensar melhor no repertorio escolhendo coisas que tb gostariamos de tocar etc....
6)     Como as pessoas tem reagido aos shows do Soul do Samba? Elas tem interagido?
O segredo do nosso show é ser extremamente interativo, é dar o tom e deixar a galera cantar. Se colocarmos uma musica e o povo nao cantar ela volta mais uma vez em um outro tipo de publico. Se não funcionar tá fora lkkkk. Acreditamos em música simples que faça o povo cantar. O simples sempre foi mais bonito.
7)     Qual foi o retorno que tiveram com o DVD que fizeram? Você tem vendido ou utilizado mais como material de venda de shows?
O retorno foi gigantesco. Como disse acima, o primeiro ano com o material na mão foram vendidos 120 shows .Eu disse vendidos ! kkkkk. Agente opta por dar cds todo show, damos muitos cds todo show e deixamos o dvd mais pra contratantes, más claro que se um fã pedir tem sempre um la na maleta rsrsrsrs.... Os shows se multiplicam com estes cds. Podem ter certeza disto.
8)     Qual consideram ser a mídia preferencial de divulgação hoje em dia?
Hoje com certeza, pra quem tem pouca grana são as redes sociais, sem sombra de dúvida  e os cds... Não dá pra ficar sem distribuir o cds, As vezes ficamos sem cachê pra nao ficar sem cds....
9)     As rádios tem executado as músicas de vocês?
Até poucos meses atrás não! Mas acabamos de fechar uma parceria com a Alternativa que será de extrema importância pra banda, pro som começar a tocar agora em 2015...e também em Itabira na rádio Caraça FM onde está sendo executada a música "A Praia" e tem tido muitos pedidos pelo telefone
10)   Existem planos de gravação de músicas inéditas? Tem composto músicas novas? Conhecem os compositores de samba da região? Costumam procurar músicas com novos compositores?
Marcos, temos planos de um novo trabalho para out 2016 e queremos nesse novo dvd ter pelo menos de 4 a 5 músicas próprias.Fazer um dvd diferente mas nao posso falar muito agora pois é segredo rsrs. Estou compondo algumas coisas pra banda , más pra min tb tem sido algo novo compor samba rock. Ja tenho 3 pra este novo álbum e a minha primeira já tem vídeo clip e se chama "A Praia". Pretendo também colocar alguma do Infocus neste novo trabalho, quem sabe "O Caos" que tem um tema que não envelhece né? Infelizmente conheço poucos compositores de samba em nossa região , mas fica a dica pra quem for compositor e quiser nos mostrar algo. É so mandar no email souldusamba@gmail.com.
11)   Deixem contatos, endereços para ouvir as músicas de vocês, site, agenda de shows, contatos para quem quiser contratar a banda...
Para contratar ou pelo email souldusamba@gmail.com , pelo Zap. 31.94770358 ou pelo inbox do face https://www.facebook.com/souldusambamg/
Pra quem quiser ver o Video clip da Música A Praia - https://www.youtube.com/watch?v=WnmzYjJqZf0