sexta-feira, 27 de maio de 2016

1º FESTIVAL DE INVERNO DE JOÃO MONLEVADE

Se tem uma cidade da região que tem tudo para fazer um ótimo FESTIVAL DE INVERNO é João Monlevade. Primeiro por ser uma espécie de capital regional, que recebe gente de toda a região há várias décadas. E pra reforçar ainda mais essa vocação cosmopolita, João Monlevade acabou se tornando um grande polo educacional, recebendo mais uma expressiva leva de estudantes que vem de diversas partes do pais. Só faltava iniciativa pra juntar essas pontas. Pois não falta mais. O Coletivo 7 faces( sempre ele) resolveu realizar o 1º FESTIVAL DE INVERNO DE JOÃO MONLEVADE que pode ser em pouco tempo o principal evento de João Monlevade, dado o seu potencial de crescimento e sustentabilidade. 
Serão 15 dias de festival, com uma programação bem recheada: intervenções, oficinas de teatro e artesanato, sarau, debates, palestras, luau, apresentações de dança e teatro, feira de artesanato e da gratidão, além de shows.
Em sua primeira edição, a organização conseguiu o básico para lançar a ideia e mostrar pras pessoas que é possível e vale à pena.
A escolha do tema da primeira edição do Festival é “Santo de casa faz Milagres”. Segundo a organização, num momento inicial a ideia é de valorizar e PRIORIZAR artistas da região, como já vem fazendo o 7 faces nos últimos 3 anos (além de valorizar a cena autoral e independente), O importante agora é somar forças com o maior número de entidades e instituições na construção do festival, sugerindo e/ou inserindo suas atividades na programação do festival.
O 1º Festival de Inverno de João Monlevade acontece entre os dias 18 de junho a 02 de julho, em diversos espaços da cidade (Praça do Povo, Praça 7 de Setembro, Praça do Lindinho, Câmara Municipal, Uemg, etc), e os únicos dias que em a programação não será 100% com artistas da região são os dias 18 de junho e 02 de julho (abertura e encerramento). No dia 18 de junho acontece o Dia da Música, inspirado pela “Fête de la Musique”, que surgiu na França há mais de três décadas e está presente em mais de 700 cidades em todo o mundo, o Dia da Música estimula o circuito de música independente no Brasil. O festival irá realizar shows de novos artistas em palcos de rua no Rio de Janeiro e em São Paulo e apoia uma rede de espaços e grupos dedicados à promoção de música autoral em todo o Brasil, e João Monlevade recebe pela primeira vez o Palco Dia da Música, abrindo a programação do Festival de Inverno com as seguintes atrações já confirmadas: Djambê (Belo Horizonte/MG), Letto (Rio de Janeiro), Ganga Bruta + Congadar (Sete Lagoas/MG) e o duo instrumental Confeitaria (Belo Horizonte).  O festival tem parceria da Quality Comunicação, UEMG, Prefeitura Municipal e Casa de Cultura e Câmara Municipal de João Monlevade. A programação completa do festival bem como parceiros e patrocinadores, serão divulgados nos próximos dias.

Para mais informações, acessem o blog do festival www.festivaldeinvernojm.blogspot.com, ou pelo facebook https://www.facebook.com/festivaldeinvernojm/ na página do festival.