sexta-feira, 17 de junho de 2016

PRIMEIRO DIA DE TIRAR O FÔLEGO

O 1º Festival de Inverno começa em grande estilo no dia da música(18-04 a partir das 17 horas) com 4 shows muito bons. 

GANGA BRUTA e CONGADAR - de Sete Lagoas

Um trabalho muito interessante que mescla Rock com os tambores do congado. A primeira vez que vi alguém misturando rock com tambores foi com Chico Sciente e Nação Zumbi. Não sei como será a apresentação da banda, qual será a formação para o Show do Festival de Inverno. Pelos vídeos a gente percebe várias formações, a presença dos tambores, da religiosidade também e até vestimentas características do Congado. Mas o som da banda é muito mais do que isso. Tem altas dosagens de rock, muitas guitarras viajandonas, gaita, também cânticos de congado, , tambores, riffs, tradição e atitude.

IGOR VENAL e o CHIQUEIRO ELÉTRICO

O Cantor Itabirano constrói a ponte entre a velha e a nova música itabirana, trazendo músicas de compositores consagrados da cidade   ( Newton Baiandeira) com novas roupagens, experimentando e tecendo um trabalho que ele chama de MPB Underground. 

DJAMBÊ

A Banda Belorizontina é uma das mais premiadas e aclamadas pela crítica . O Djambê tem um trabalho poético forte, engajado, espiritual, botando na roda um estilo que denominam de Rock Macumba. 

MIKE SANTOS

O Riopiracicabense Mike Santos é dono de uma voz aveludada, compositor de belas canções e clips, além de ótimo instrumentistas Seu som tem influência do pop Brasileiro e Internacional, nuances de Lulu Santos, Djavan, Stevie Wonder, entre outros.  

ITABIRANO VENAL


IGOR VENAL é da novíssima geração da música Itabirana. Grande responsabilidade fazer arte numa terra de tantos escritores e músicos. Mas IGOR e seu Chiqueiro Elétrico não negam fogo. IGOR faz a ponte entre as gerações com sua MPB UNDERGROUND. A gravação deles para ARCO-ÍRIS em PRETO E BRANCO do mitológico compositor Newton Baiandeira tá bombando na internet e a turma vê no 1º FESTIVAL DE INVERNO DE JOÃO MONLEVADE uma oportunidade de alargar os horizontes e ir conquistando espaços nos corações e mentes. Mas vamos à entrevista...

A pergunta que não pode faltar: o que você ouvia quando criança em Itabira?

Ouvia muito MPB, caetano, chico, Raul também. Bem posteriormente ouvi rock  como Barão Vermelho, Los Hermanos e mesmo o hardcore  como Dead Fish. Atualmente retomei ao que mais escutava: a MPB.

De onde vem o nome IGOR VENAL?

Venal era o nome adotado por uma antiga banda minha, que acabei incorporando ou ao fim do projeto. Muitos acreditam verdadeiramente ser meu sobrenome, mas é mesmo um nome artístico.Rs.

Quais são as suas principais influências? Alguma influência Drummondiana no trabalho? De outros poetas e artistas Itabiranos?

Drummond é inegável a influencia. Fui muito influenciado também pelos poetas locais, os poetas de casa, dentre eles o Newton Baiandeira.

O que é o Chiqueiro Elétrico?

Chiqueiro Elétrico é um projeto à parte fundado por Iago Lorena (guitarrista) que ganhou vida enquanto gravávamos o projeto Igor Venal, por isso o Igor Venal & O Chiqueiro Elétrico.

Quem são os integrantes do Chiqueiro Elétrico?

O Chiqueiro Elétrico não é um projeto concreto ainda. Nem todos que gravaram participam do mesmo. Como disse, o projeto nasceu durante as gravações, pra nomear a banda que iria me acompanhar.  A Talentosissima Carol Moraes cantou em todas as musicas nas gravações dando um outro ar para as musicas. Mas a formação que irá tocar em João Monlevade será com Iago Lorena, Barbara Lopes, Ricardo Reis, Paulinho Almeida e Filipe Melo.

A música Arco-Íris em Branco e Preto que vocês gravaram é do grande compositor Itabirano Newton Baiandeira. E as músicas de vocês? Tem mais músicas próprias?

Sim. A musica do Newton foi uma homenagem. Ele havia me dado permissão de gravá-la antes de falecer, mas só agora pude dar vida a música. As demais canções são de minha autoria ou do Iago Lorena.

Como você classifica o trabalho que desenvolvem?

Underground ! Fizemos quase tudo com gravações caseiras, através de ajudas por permutas. Todos são estudantes e a maioria fora de casa para estudar. Seria impossível uma gravação em studio profissional pelo alto custo.

Como vocês veem a música Itabirana de hoje em dia? A cidade tem abraçado o trabalho de vocês?

Vejo um florescer Itabirano. Vão tocar juntamente no festival de JM a banda Poison Or Medicine, de meu amigo João Jardel, que me influencia musicalmente desde o projeto Curved. A banda Postura, referência em Cena na cidade. Também tocará a banda Spoiler Itabirana, ambos com discos autorais e novos.

Quando vocês formulam repertórios para shows, colocam quais percentuais de músicas próprias e de covers?

Fazemos muito covers, até pela falta de musicas autorais no momento. É um projeto muito novo. Temos poucas musicas gravadas, mas já temos novas canções esperando serem registradas em CD.

Onde vocês tem feito shows? Em bares? Teatros? Em praças públicas?

Toco muito na rua com outro projeto de que participo, o “Chapéu Imaginário”. Tocamos no último dia 13/06 no Cine Brasil e foi uma experiência incrível.

O que o pessoal presente no 1º Festival de Inverno de João Monlevade pode esperar do show do IGOR VENAL e o CHIQUEIRO ELÉTRICO? Podem adiantar o que virá? Virão com banda completa?

Bem. Será nossa primeira apresentação com banda completa. Inclusive, estamos aguardando este momento a meses. Estamos muito empolgados em tocar em outra cidade e pela visibilidade de participar do festival.

Vocês acham que a internet ajuda ou atrapalha o artista?

Sem a internet sequer teríamos lançado a Single. Devemos tudo à mídia virtual.

Deixem seus contatos pra galera conhecer...youtube, facebook, twitter,instagram, palcomp3, enfim...

Instagram:
@igorvenal

Facebook:

youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=TNqKyVasiOM