domingo, 4 de setembro de 2016

CENA ITABIRANA


Vamos lá Marcos Martino tentarei descrever um pouquinho da CENA ITABIRANA. No campo da poesia podemos citar: Margareth Duarte, Toninho Aribati, João Brito, Marconi Ferreira, Rosa Dalva, Jô Diniz, Saulo Campos, Marcos Gacê e alguns rabiscos que faço. No campo da composição temos Luiz Bira, Tony Primo, Saulo Campos, Marcos Gacê, Gilson Panta, Marçal Filho e Genésio Reis, com um CD bem legal que saiu agora em agosto. A turma do rock e pop com um trabalho bem legal e autoral podemos citar a Banda Mata Burro, o pessoal da Banda Curva de Gauss com um belíssimo repertório próprio, o pessoal da Orderer e Progress. A Maíra Baldaia uma artista excepcional que veio duma turnê recente em Portugal e com um detalhe são meninas na batera, baixo, guitarra e claro Maíra no vocal com um trabalho fora do comum, músicas próprias belíssimas numa levada Afro/Brasileira bem da hora.
Temos no mínimo três representantes do RAP, com músicas autorais de alto nível que são o Thiago SKP, Lukinha DDG e Renato Araújo. Não poderia deixar de citar aqui o Movimento Trial que é balizado em amizade, idealismo e arte composto por um quarteto de vozes que são: Marcos Gacê, Luiz Bira, Paulo Camilo e Marçal Filho, com exceção do Paulo os outros três fazem as composições do Movimento que conta ainda com composições de Saulo Campos e Eduardo Prado.
Envolvidos com uma interpretação muito legal posso citar com muito orgulho: O Grupo Meninar, Fernando Martins, Zé Afonso, Jú Moreno, Mircelaine Garandir, Flavinha Semear, Natália Luiza e Ana Moreira. Temos ainda o Grupo Sambês, o Grupo Meninos de Minas e o Tumbaitá um Grupo Folclórico muito legal. O cenário é muito promissor a partir de 2017, temos vários Projetos em pauta para avançarmos de verdade com a cultura nas Escolas e nas Praças da cidade, entre eles cito três projetos super bacanas que são:

FESCANI (Festival Estudantil da Canção Itabirana). Será desenvolvido nas Escolas.
FEMAM (Festival de Música da Amita). Será realizado nas Praças de Itabira.

SAMBA VIOLA E POESIA que retornará também às praças de nossa cidade.
Multi-Instrumentistas: Temos Marcelo Fonseca um excelente arranjador e Saulo Carvalho contrabaixista e violonista da pesada...

Temos o Grupo: Viola Tropeira de Raízes composto por 12 violeiros sob o comando de Delcinho Chaves e a Banda mel.com, composto por Seresteiros.
Artesanato temos muita gente boa entre eles posso citar Nega Moreira e Leo Moreira. 
Nas artes plásticas um dos grandes destaques é Rafael Fernandes que já expôs seus trabalhos em alguns cidades brasileiras e países da Europa, o cara é realmente sensacional.

Estamos em constante atividade e tudo leva a crer que a partir de 2017 o bicho vai pegar.

Marçal Filho
setembro de 2016.


Obrigado ao Marçal pela resenha sobre a atual fase da música itabirana. Ele foi convocado e não negou fogo. Eu gostaria de incluir dois nomes que conheci nos últimos anos: o cantor Jesus Henrique e Igor Venal, que participou recentemente no Festival de Inverno de João Monlevade.