sexta-feira, 9 de setembro de 2016

CENAS DO MEDIOPIRA II - SÃO GONÇALO E ITABIRA


MEDIOPIRA SOBRE SÃO GONÇALO E ITABIRA

São Gonçalo do Rio Abaixo, além do progresso nos últimos anos, tem um teatro muito bacana, de primeiro mundo e uma cena musical muito fértil. Itabira então nem se fala. Muita riqueza musical, grande tradição artístico cultural. 

COLABORADORES ILUSTRES

Agradeço a Marçal Filho e Aulus Rodrigues que escreveram respectivamente sobre as cenas de Itabira e São Gonçalo. Esperamos que outros correspondentes nos acudam.

CENAS ITABIRANAS

No campo da poesia podemos citar: Margareth Duarte, Toninho Aribati, João Brito, Marconi Ferreira, Rosa Dalva, Jô Diniz, Saulo Campos, Marcos Gacê e alguns rabiscos que faço. No campo da composição temos Luiz Bira, Tony Primo, Saulo Campos, Marcos Gacê, Gilson Panta, Marçal Filho e Genésio Reis, com um CD bem legal que saiu agora em agosto. A turma do rock e pop com um trabalho bem legal e autoral podemos citar a Banda Mata Burro, o pessoal da Banda Curva de Gauss com um belíssimo repertório próprio, o pessoal da Orderer e Progress. A Maíra Baldaia uma artista excepcional que veio duma turnê recente em Portugal e com um detalhe são meninas na batera, baixo, guitarra e claro Maíra no vocal com um trabalho fora do comum, músicas próprias belíssimas numa levada Afro/Brasileira bem da hora. Temos no mínimo três representantes do RAP, com músicas autorais de alto nível que são o Thiago SKP, Lukinha DDG e Renato Araújo. Não poderia deixar de citar aqui o Movimento Trial que é balizado em amizade, idealismo e arte composto por um quarteto de vozes que são: Marcos Gacê, Luiz Bira, Paulo Camilo e Marçal Filho, com exceção do Paulo os outros três fazem as composições do Movimento que conta ainda com composições de Saulo Campos e Eduardo Prado. Envolvidos com uma interpretação muito legal posso citar com muito orgulho: O Grupo Meninar, Fernando Martins, Zé Afonso, Jú Moreno, Mircelaine Garandir, Flavinha Semear, Natália Luiza e Ana Moreira. Temos ainda o Grupo Sambês, o Grupo Meninos de Minas e o Tumbaitá um Grupo Folclórico muito legal. O cenário é muito promissor a partir de 2017, temos vários Projetos em pauta para avançarmos de verdade com a cultura nas Escolas e nas Praças da cidade, entre eles cito três projetos super bacanas que são: FESCANI (Festival Estudantil da Canção Itabirana). Será desenvolvido nas Escolas. FEMAM (Festival de Música da Amita). Será realizado nas Praças de Itabira. Tem o SAMBA VIOLA E POESIA que retornará também às praças de nossa cidade. Multi-Instrumentistas: Temos Marcelo Fonseca um excelente arranjador e Saulo Carvalho contrabaixista e violonista da pesada. Temos o Grupo: Viola Tropeira de Raízes composto por 12 violeiros sob o comando de Delcinho Chaves e a Banda mel.com, composto por Seresteiros. Artesanato temos muita gente boa entre eles posso citar Nega Moreira e Leo Moreira. Nas artes plásticas um dos grandes destaques é Rafael Fernandes que já expôs seus trabalhos em alguns cidades brasileiras e países da Europa, o cara é realmente sensacional. Estamos em constante atividade e tudo leva a crer que a partir de 2017 o bicho vai pegar.  
Obs do Martino: Eu gostaria de incluir dois nomes que conheci nos últimos anos: o cantor Jesus Henrique e Igor Venal, que participou recentemente no Festival de Inverno de João Monlevade.

CENAS DE SÃO GONÇALO

Tarefa difícil essa de tentar falar sobre a cena musical de São Gonçalo do Rio Abaixo. E a dificuldade está justamente no fato de ser riquíssima e muito variada. Temos muitos e grandes nomes, que me fazem correr o sério risco de pecar por esquecimento. Mas vamos lá! Representando o rock temos Neanderthal  e Whisky e Blues que apesar de focarem no repertório cover, já estão começando a escrever suas primeiras e promissoras canções. Outra nova promessa que vem chegando em São Gonçalo é a banda D-Lithium;. Eles surgiram em Itabira, mas atualmente dois dos seus 3 integrantes residem em São Gonçalo. Outro grupo com raízes itabiranas que está cada vez mais atuante na cena musical São-gonçalense é o Supremacia. Na MPB temos o músico Tupete, que além de liderar diversos trabalhos, como a sua Banda Kabalou, vem se revelando como um grande construtor de instrumentos de cordas. Da mesma família de Tupete temos o tecladista e acordeonista Fabiano Félix, que está à frente da Banda Sanvile.

OUTRAS CENAS

Aguardo que alguns correspondentes nos falem sobre as cenas de São Domingos do Prata ( Silvanna Martins), Dom Silvério, Rio Piracicaba( Mike Santos), sobre Bela Vista de Minas, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas

SÓ CULTURA ELEITORAL

Tudo é eleição, voto, quase nenhum outro assunto encontra ecos. Falar em cultura essa época provoca bocejos e mudanças de assunto.

E DEPOIS DAS ELEIÇÕES?

Aí acontece uma fase que pode ser de euforia ou depressão. Se houver reeleição ou o mesmo grupo continuar comandando, fica tudo dentro da normalidade. Mas se perde, fica um clima apocaliptico de desânimo e o resto de governo é sofrido e melancólico.

COMO A CULTURA ESTÁ NO PLANO DE GOVERNO DO SEU CANDIDATO?

Ele demonstra ter algum interesse ou é um assunto que nem lhe passa pela cabeça?