segunda-feira, 19 de junho de 2017

FULCRO ITABIRANO...

Na entrevista especial do MEDIOPIRA de hoje, a galera do NOSSO FULCRO, um trabalho da novíssima geração da música Itabirana. O carro chefe da banda são as releituras da velha e da nova mpb com sotaque próprio. Mas a turma já começa a arriscar composições próprias cheias de malemolência e triplos sentidos. Tenho certeza que muita gente tá perguntando. Mas peraí? O que é fulcro? Calma. Leiam a entrevista que a galera explica. O nosso fulcro estará presente no 2º Festival de Inverno de João Monlevade. 

MEDIOPIRA-Como vocês começaram a fazer música ?

NOSSO FULCROComeçamos a fazer musica juntos de uma forma totalmente inusitada e despretensiosa. Eramos amigos em comum e acabamos nos encontrando para gravar um vídeo com outro objetivo e como já havia o interesse individual de fazer musica em cada um de nós. Percebemos que se nos juntássemos algo poderia sair dali. Então resolvemos criar um lugar pra gravarmos videos de forma livre na internet, algo que servisse como nossa base de apoio musical e assim surgiu o Nosso Fulcro.

MEDIOPIRA - Como foi o processo de escolha do nome "NOSSO FULCRO"?

NOSSO FULCRO -O nome Nosso Fulcro veio do Hugo (um dos integrantes). Ele já havia sugerido esse mesmo nome para um outro projeto musical que alguns de nós ja participávamos e que acabou não dando certo. Então quando surgiu a ideia do projeto ele de cara já sugeriu o nome e nós aceitamos, pois a explicação dele era genial e casava certinho com o que nós queríamos pro projeto. Fulcro significa "base", "apoio", "alicerce" e é justamente isso que o projeto tem sido pra nós musicalmente nesse tempo de existência.

MEDIOPIRA -Vocês tem músicas autorais ou só tocam covers? Vocês procuram tocar covers iguais aos originais ou criam seus próprios arranjos?

NOSSO FULCRO - Temos algumas musicas autorais que já tocamos em nossas apresentações ao vivo como "Desculpa" e "Marrom" e até uma que já gravamos e publicamos em nossas redes sociais, a "Bolo de Limão".


MEDIOPIRA -O que o NOSSO FULCRO tem de diferente?

NOSSO FULCRO - O nosso diferencial está justamente nas versões das musicas que fazemos. Procuramos desde o inicio do projeto deixar nossa marca em cada musica que gravamos/tocamos ao vivo, arranjos melódicos e vocais, novas roupagens, tudo isso caminha com a gente e faz parte do nosso processo de definição e execução das musicas.

MEDIOPIRA -Os componentes do NOSSO FULCRO vivem de música ou todos tem profissões paralelas?

NOSSO FULCRO -Alguns de nós vivemos de musica, outros já teve (ou tem) emprego fixo. 

MEDIOPIRA -Vocês tem feito muitos shows?  Como fazem para fruir o trabalho de vocês?

NOSSO FULCRO - O ano passado chegamos a fazer 3 shows na mesma semana, 2 shows no mesmo dia. Esse ano demos uma pequena pausa mas ainda assim já fizemos bastantes apresentações em 2017. O Nosso Fulcro nasceu de forma espontânea e achamos que espontaneamente estamos esperando do futuro o que ele tem guardado pra nós. 

MEDIOPIRA -Onde vcs quer chegar o Nosso Fulcro? O que vcs sonham?

NOSSO FULCRO -Temos planos, vontades, desejos, mas até então acho que o ponto mais importante de nossa caminhada foi o acaso, então acostumamos a deixar que ele nos responda essa pergunta.


MEDIOPIRA -Vcs preferem tocar músicas de artistas mais contemporâneos ou também pesquisam a velha MPB?

NOSSO FULCRO - Nós procuramos trazer pro projeto um pouco de cada um de nós individualmente, já tocamos desde Adoniran Barbosa até Beyonce passando por Criolo, Raça Negra e Anitta. 

MEDIOPIRA -O que o pessoal de Monlevade pode esperar do NOSSO FULCRO?
  
NOSSO FULCRO - Então acho que João Monlevade pode esperar o máximo do inesperado de nós e ao mesmo tempo o máximo do obvio, assim eles vão aproveitar com um gostinho especial cada momento da nossa apresentação.