quinta-feira, 29 de junho de 2017

MONLEVADE NÃO TEM CULTURA - by Carla Lisboa

NO MEDIOPIRA da semana, tomo a liberdade de publicar um texto provocação da produtora Carla Lisboa. Carla é uma daquelas pessoas abnegadas, insistentes, persistentes . Ela anda meio na contramão da cidade, pois o que a motiva a fazer arte e cultura não é o dinheiro, mas o amor. Ela é uma romântica incurável...e como dizia o Vander Lee...românticos são poucos...e loucos. Mas vamos ao ótimo texto da Carla.

"Sabe o que é? Preciso contar uma coisa pra vocês: É que eu moro numa cidade "que não tem cultura", sabe? Moro numa cidade que não tem nada pra fazer.
Tem uma galerinha ai, "aquele povo do hip-hop", que fazem batalhas de mc's de 15 em 15 dias, lá na Praça do Povo, sabe? Mas eu não curto, "isso não é cultura", "eu não gosto". Inclusive ouvi dizer que na próxima sexta-feira, dia 30/06 vai rolar batalha lá, mas não vou não, tá muito frio e prefiro ficar em casa vendo séries no Netflix.
A Casa de Cultura da cidade? Ah, lá não acontece nada... tem uma galera lá que "veste a camisa", faz um corre danado pras coisas acontecerem... fiquei sabendo inclusive que rola uns recitais lá todo mês também, com os alunos de violão e canto, e dizem as más línguas que você sai de lá com a alma lavada... mas também nem perco meu tempo indo prestigiar. Ficar no facebook reclamando que "aqui não tem nada pra fazer" é mais produtivo. Dá mais Ibope e ganho likes.
Ontem uns conhecidos foram lá no Sindicato dos Metalúrgicos, que fica ali perto do DAE, bem no centro, pra prestigiar o ensaio aberto da Orquestra Big Band Funcec. E ai esses conhecidos me disseram que esses ensaios abertos (e gratuitos) rolam todo mês também. Ah, mas eu nunca fui também, sabe? Sair pra prestigiar um evento cultural em dia de segunda? E com esse frio? Esse povo tá doido??
Fim de semana teve encontro de motos aqui na cidade, no sábado, e no domingo teve Arraiá da UEMG na Praça do Povo, com show do Mike Santos, Dj Lucas Tavares e a turma da Casa de Cultura com o professor Guilherme, que também apresentou um projeto bacana que tá surgindo aí.

E fiquei sabendo também que vai rolar a segunda edição do Festival de Inverno de João Monlevade, entre os dias 01 a 08 de julho, que a Prefeitura e Casa de Cultura tão organizando junto com uma galera animada ai do 7faces. Um monte de "coisa bacana e de graça", mas não vai ter nenhum "artista conhecido"... então não vou também não. A UFOP também está trazendo Festival pra cá, entre os dias 13 e 15 de julho. Esse vai ter artista conhecido. Ouvi dizer que Tianastácia vai tocar na Praça do Povo, e vai rolar outras bandas "legais" também. Ah, mas sabe o que é... eu até queria ir, mas não vai ter nada "que eu curto". Então se eu não gosto, não é cultura. E como já disse, ficar no face reclamando que aqui "não tem cultura e não tem nada pra fazer" dá mais likes! https://www.facebook.com/images/emoji.php/v9/ffc/1/16/1f44d.png👍https://www.facebook.com/images/emoji.php/v9/ffc/1/16/1f44d.png👍https://www.facebook.com/images/emoji.php/v9/ffc/1/16/1f44d.png👍https://www.facebook.com/images/emoji.php/v9/ffc/1/16/1f44d.png