sexta-feira, 4 de agosto de 2017

ROGÉRIO ROCK MARTINS

O MEDIOPIRA dessa semana conversou com Rogério Martins, mais conhecido como Rogério Garanhão.Conheço o Rogério há muitos anos, apresentado por outro grande rockeiro, o Márcio Vasconcelos "Zueira".Quando conheci o Rogério, ele locava sons para eventos. Só depois conheci o Rogério band lider. E não tenho dúvidas de que é um dos maiores rockeiros da região, original, irreverente e portador de verdades. Em seu baú, tem músicas muito boas guardadas, que espero que ele grave em breve e coloque na roda. Mas vamos à entrevista..

MEDIOPIRA - Que músicas vc ouvia em sua infancia?

Rogério - Beatles, Monkeys,Creedence, Black Sabbath, Nazareth e Deep Purple, além das modinhas e guaranias tocadas em família.
MEDIOPIRA - Que artistas o influenciaram?
Rogério - Jimmy Page, Jimi Hendrix, Ritchie Blackmore, Lenon, Raul, Ednardo, Alceu, dentre outros. Angus Young (esse não posso esquecer)

MEDIOPIRA - O que te levou a trabalhar com música?

Rogério - O fascínio que tenho pelo palco. A sensação que sinto quando o contra baixo faz tremer as tábuas do palanque e a expressão de surpresa no rosto do público. E principalmente por poder participar de momentos felizes da vida das pessoas.
MEDIOPIRA - Você é músico de partitura ou de ouvido?

Rogério - Tive poucas oportunidades de aprender e praticar a teoria musical, embora eu tenha cursado a EFAP da Ordem dos músicos na Curitiba 737 em 79/80. Sou considerado um "músico de ouvido".
MEDIOPIRA - Conte um pouco da sua história musical.

Rogério - Meus primeiros acordes foram com o Sr Carlos Caldeira. Em 1977 formamos a banda "Curto Circuito" apresentando-se em Monlevade, Itabira e Santa Bárbara. No ano seguinte, fui estudar em BH, retornando formamos a Cogumelo que se desfez. Toquei com Dudu Nunes, Toni Brás, Rominho, dentre outros. Aprendi harmonia tocando com o o Prof. José Júlio e o saudoso Zelly José na Banda "Brilhantina". Meu "instrumento de origem" é o contra baixo mas toco guitarra na Banda di Rock. Tenho aprimorado a técnica com o amigo Jeferson , que sempre me dá dicas. Nossa atual formação(Rogerio guitarra, Edmar baixo, Eduardo ou Anderson na Bateria) tem 8 anos, embora eu e Eduardo toquemos juntos desde os anos 80.
MEDIOPIRA - Lembro que fizemos o SUPER ROCK em Alvinópolis e vc sonorizou com muita competência. Ainda continua prestando serviços de sonoplastia?

Rogério - Continuo trabalhando (também) como operador de áudio e locação de equipamento. Foi a forma que encontrei de não ficar longe dos palcos e comprar e manter meus equipamentos. 
MEDIOPIRA - Eu gosto do seu trabalho como compositor. Aquela letra do Festiaço foi muito boa. Vc tem mais coisas no baú?Tem planos de gravar suas músicas? E videoclips? Não pensa em fazer?  Eu vi algumas apresentações suas pela internet. Vi também vcs tocando no Pé de Porco em Monlevade. Vocês tocam músicas inesperadas. Por exemplo: poucas bandas de rock tocam Zé Ramalho. Quais músicas mais vocês tocam?
9) E vcs tem músicas suas no repertório?
Rogério - Confesso que já não somos tão pretensiosos quanto a ficarmos famosos ou coisa do tipo. Temos compromisso com a música que gostamos de tocar e o público que se identifica com ela. O que vier para gente é lucro! Quanto a letras e novos trabalhos, sempre temos alguns protótipos inacabados, esperando um momento para "eclodir". Rockeiro não "sofre" nem "chora" mas questiona e revoluciona ideias e comportamentos! Nosso repertório é baseado no pop rock dos anos 80/90 além de composições próprias como a "Tradicional balada do rock and roll", "Um dia de cada vez" e "Preciso de Alguém".
MEDIOPIRA - Eu ia perguntar se vcs tem planos de gravar CD. Quase me esquecia que o CD morreu.Rs. Mas tem a internet. Como está a banda di rock na internet?


Rogério - A página da Banda Di Rock no Face é uma grande ferramenta de divulgação do nosso trabalho As gravações, embora amadoras, mostram realmente como são as apresentações. Temos projeto de gravar um clipe, mas não temos a data.De qualquer modo é o registro das apresentações.

MEDIOPIRA - Você acha que a internet foi boa ou ruim para os artistas?

Rogério - Penso que a internet "linearizou" oportunidades além de desobrigar o artista de ter que ir morar os grandes centros urbanos. Sem contar o acesso a informação e aos instrumentos "top de linha".
MEDIOPIRA - Você se considera mais analógico ou digital?

Rogério - Tenho equipamentos digitais e analógicos. Gravações, prefiro digitais e em alta resolução. Já a mesa de som bem como os pedais MXR da guitarra, são analógicos. Preferimos tocar com amplificadores Marshall (guitarra Fender) e Gallien Kugger(baixo Fender), Bateria Pearl microfones Shure e mesa Makie, pela qualidade incomparável que proporcionam. Não aderimos ao "ponto de ouvido" para retorno!
MEDIOPIRA - Quem quiser contratar a Banda di Rock tem de falar com quem? Deixe seus contatos, links, etc...

Rogério - Podemos ser contactados pelo Face (Banda Di Rock), com o Eduardo da Gráfica Modelo (996854771) ou Rogério pelo 988553102/38513102.