quarta-feira, 30 de agosto de 2017

JEAN MONLEVADE, A HISTÓRIA DE UM SONHO

O que um sujeito não faz pelo seu sonho. Jean saiu da França, capital cultural da Europa na época e veio parar no Brasil colonial quase selvagem para se tornar o pai da siderurgia mineira. Foi uma aventura e tanto. E eis que um belo dia essa história começou a fervilhar na cabeça de dois amigos: primeiro do Jornalista Marcio Passos, que desafiou o então estudante de letras Erivelton Braz a escrever uma história romanceada sobre a epopeia da vinda de Jean para a região. Márcio acreditava que o romance era melhor assimilado pela nossa cultura do que se fosse simplesmente uma compilação histórica. Erivelton topou o desafio  mas tentou juntar as duas coisas: fez um romance lastreado na história. Saiu pesquisando em várias fontes para tentar entender o personagem seu tempo, suas histórias e estórias. 

Eis que Erivelton  terminou seu livro. Levou ao conhecimento do Márcio, que foi o primeiro a ler, gostou bastante e se dispôs a trabalhar pra viabilizar a 1ª edição. Assim nasceu NAS TERRAS PESADAS DE METAIS E ESPANTOS. 

Quer dizer...nasceu mas teve de ficar hibernando durante um tempo. É que ninguém contava com a crise de 2008 que virou o mercado ao avesso e paralisou o projeto. 

Mas o destino tem seus caprichos. Dia esses, lendo um texto do Erivelton no site do Jornal A NOTÍCIA me deu um click. O texto falava sobre os 200 anos da chegada do JEAN MONLEVADE ao Brasil que merecia uma comemoração à altura. Pensei comigo: -Puxa vida. Dá pra fazer um trabalho muito lindo. A história é muito rica e inspiradora.

E não é que no outro dia fui surpreendido pelo Erivelton que me ligou pra falar exatamente sobre aquele assunto. Sincronicidade? Não tenho dúvidas. E assim começamos a conversar sobre fazermos uma música sobre o bicentenário. Erivelton me enviou um poema feito instantaneamente e comecei a trabalhar na linha melódica. Mexi na letra, adaptei algumas coisas, fomos lapidando até que chegamos a um resultado que nos agradou. Conseguimos um patrocínio para produzirmos a música. Chamamos para fazer arranjo o talentoso músico monlevadense Mark Jr.
Natália Grigório arrasou

Mark Jr fez os arranjos.
Para cantar convidamos a fantástica cantora Natália Grigório. A música ficou tão boa que começamos a cogitar a produção de um video-clip com belas imagens da cidade. E começamos a enviar projetos para diversas empresas. 



Pra nossa alegria, quase todos  gostaram do projeto e nos deram retorno positivo.Assim partimos para a elaboração do roteiro e para a produção do vídeo.

Quem se encarregou da captação de imagens e da edição foi outro Monlevadense: Robson Mariz da DRONES RM, que reside em Belo Horizonte. Enquanto produzíamos o vídeo pintou uma ideia nova: se o livro não foi lançado no formato impresso, por que não lançá-lo no formato e-book? Seria distribuído gratuitamente num formato pioneiro na região. Erivelton gostou da ideia, afinal, tudo que o criador deseja é que seu trabalho chegue até o máximo de pessoas. O que não lhe tirou o desejo de lança-lo também no formato impresso. A materialidade é importante. Em breve...

E QUEM QUISER BAIXAR O LIVRO?

Muito fácil. Só acessar o site do Jornal A NOTÍCIA e preencher um cadastro. http://anoticiaregional.com.br/ebook.asp


ALGUMAS INFORMAÇÕES SUPLEMENTARES

O vídeo foi feito a partir de um roteiro sentimental. Não tem uma perspectiva politica ou institucional. O intuito foi exaltar a memória do fundador, seu legado, seu espírito empreendedor que permeia todo o fazer na cidade. Que as gerações futuras possam se inspirar em sua história de persistência, de acreditar que é possível fazer coisas  gigantescas se você souber sonhar direito e tiver uma raça sobre-humana pra fazer acontecer. 

OS GUARDIÕES DA HISTÓRIA

Várias pessoas  já se aventuraram a escrever sobre o assunto e o fizeram muito bem como foi o caso dos excelentes livros do Jairo Martins e do Afonso JR. Os livros do Jairo são magníficos, cheios de erudição e beleza poética. Do Afonsinho não tive a honra de conhecer, mas só me deram ótimas referências. Cada um oferece elementos novos para a compreensão dessa figura tão importante que está no DNA da cidade. Outras figuras notórias como o genial Barcelona, como o Professor Dadinho, como Marcelo Melo, cada um ao seu modo são espécies de guardiões das memórias da cidade e estão sempre jogando luzes sobre o passado. 

OS EMPRESÁRIOS QUE PARTICIPARAM

De certa forma, os empresários, os empreendedores, são os verdadeiros continuadores do legado do Jean, pois movem montanhas e fazem o mundo girar. Alguém pode perguntar:  o que tem a ver colocar empresas no vídeo? Ora bolas. Eles patrocinaram, ajudaram a viabilizar. Nada mais justo. Além do mais, sua presença é pertinente também no contexto por serem empreendedores, que nem o personagem central do vídeo. Então, gostaríamos muito de agradecer ao Marcelo e Ana Luiza do Hiper comercial Monlevade, a Fernanda, Lucien e Carlos Arthuzzo, do SICOOB CREDIMEPI, ao Luiz Carlos Valente da CDL, ao pessoal da PROHETEL e do Real Esporte Clube, ao Marcinho e ao Junio Queiroz da Rádio Alternativa, ao pessoal da Arcelor Mittal, Lucas Vilela e João Carlos Guimarães. Também a Flávia e Iarlei da ACIMON que nos disponibilizou o Data Show para a exibição do vídeo na noite de lançamento.