sexta-feira, 20 de abril de 2018

NOTÍCIAS DA MEDIOPIRA...


Maíra Baldaia é a artista do Médio Piracicaba mais badalada dos últimos anos. Seu disco de estréia foi muito elogiado pela mídia, seu show correu mundo, enfim, Minas Gerais vem se curvando ao talento da excepcional cantautora. E para coroar  esse sucesso, ela conseguiu o dinheiro para a gravação do seu DVD  através do crowdfunding  da Catarse. A luta para alcançar a meta foi emocionante. Se não chegasse ao valor estipulado poderia perder tudo. Mas ela conseguiu nos últimos minutos o necessário. Além do talento, Maíra tem uma garra impressionante e grande força de vontade, qualidades essenciais para quem quer ter sucesso na vida, sendo artista ou não.
BOAS NOTÍCIAS
Vejo como positivas as aberturas de dois palcos importantes da região para a música popular. Em São Gonçalo do Rio Abaixo vai ter show com a dupla sertaneja Ramon e Rafael. E no Anfiteatro do Centro Educacional de João Monlevade vai ter show da banda Infocus, que fez muito sucesso na região e fará um revival muito legal. Shows em teatros são muito legais. É uma outra atitude do público, que pode curtir o show, as músicas, com uma qualidade sonora muito melhor, visual, atenção, tudo. Pros artistas também é uma experiência sempre positiva. Parabéns a secretaria de cultura de São Gonçalo e ao pessoal do Centro Educacional por abrirem para a diversidade. Importante inclusive para educar o público, criar hábito. 
Livro Dicionario de Alvinopolês
Está em fase de elaboração em Alvinópolis o "DICIONÁRIO DE ALVINOPOLÊS", um livro com palavras que  gerações vem falando há séculos na cidade, que são passadas de pai pra filho, que fazem parte da cultura Alvinopolense desde sempre. Será um livro para quem deseja entender ou compreender o dialeto falado na cidade. O livro vai inventariar, brincar com essas palavras que fazem parte da alma profunda da cidade, nomes de lugarejos, ruas, bairros e distritos.



Festiaço III
Ultimamente tenho conversado com alguns monlevadenses sobre a ideia de fazer o FESTIAÇO em Monlevade. Os Festiaços no passado foram grandes acontecimentos, inclusive com shows de Roberto Carlos e outros artistas famosos, com grande investimento por parte do poder público e da cidade como um todo. Os Festivais que aconteciam no Grêmio também eram grandiosos. Havia um público enorme e artistas de alto nivel. Durante o Governo Prandini também aconteceu um Festiaço que foi excelente. Vieram artistas de várias cidades e foi uma festa muito bonita. Inclusive teve uma coisa pioneira: foi transmitido pela internet para todo o território nacional. Agora, algumas conversas vem acontecendo no sentido de se fazer um novo FESTIAÇO.  Tomara que evolua.
ARTISTAS SEM PALCO
Os festivais são muito importantes para revelar novos artistas, novos compositores e intérpretes. Cada festival envolve no mínimo 200 músicos, além de educar o público para as novidades, de abrir as mentes para a poesia e para as boas letras.
PREFEITOS, FAÇAM FESTIVAIS!
Volto a sugerir aos amigos prefeitos da região: FAÇAM FESTIVAIS DE MÚSICA. Eu sei que é mais fácil contratar um som, um DJ, uma dupla sertaneja e que o povão se satisfaz com pouco. Mas se for pra investir em cultura mesmo e oportunizar os artistas, façam festivais de música autoral, abram espaços para que a nova música surja, façam cultura, pelo amor de Deus e por amor à arte.
ROCK PIRA TAMBÉM DEVERIA VOLTAR
Foi o maior Festival de Rock da região em muitos anos. Trouxe a Rio Piracicaba atrações sensacionais, como o mítico guitarrista português Phill Mendes, que em Portugal é conhecido como Phill Mendrix. Trouxe ainda bandas como Apolium, República dos Anjos e foi em uma das edições que surgiu a banda Pato Fu. Quem sabe não esteja na hora de um Rock Pira novinho em folha? Olha aí seu prefeito de Rio Piracicaba: topa a parada? Vamos fazer?
O ROCK NÃO MORREU. SÓ TÁ DANDO UM COCHILO.
Basta que os produtores resolverem que a tribo volta a se reunir. O Rock é expressão de uma geração, é rebeldia, é sonoridade, musicalidade altíssima. Vamos acordar dessa letargia com solos de guitarra,  bateras e baixos treme terra e vocalistas que botam pra fuder. O rock não morre. E se morrer renasce das trevas, que nem fenix. 
NEM SÓ DE VOTO VIVE O HOMEM
Os políticos tem essa tendência em pensar o mundo sob a ótica do voto e isso praticamente exclui a arte. Vc não vê a arte eleger ninguém. Mas é algo tão necessário como comer, beber, fazer sexo ou respirar. A humanidade sem arte e sem cultura fica acéfala, sem alma, sem sensibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário